5 2A formação da psicologia pela análise arqueológicaUm estudo sobre a "Doença dos Nervos" para além de um sofrimento incorporado 
Home Page  


Gerais : Revista Interinstitucional de Psicologia

 ISSN 1983-8220

SILVA, Alyne Alvarez    MELLO, Ricardo Pimentel. Tecnologias de um dispositivo jurídico e seus efeitos na construção de uma biografia desviante. Gerais, Rev. Interinst. Psicol. []. 2012, 5, 2, pp.208-222. ISSN 1983-8220.

Apresentamos neste artigo os caminhos teóricos e metodológicos utilizados em uma pesquisa que teve como objetivo vislumbrar os modos de subjetivação, presentes nas complexas relações de saber-poder de um dispositivo jurídico, capazes de fabricar uma categoria específica de indivíduo: o sujeito infrator. O trabalho utiliza fragmentos dos Relatórios Avaliativos que compunham o dossiê de um jovem que se encontrava em cumprimento de Medida Socioeducativa de Internação. A partir da análise deste documento, problematizamos um conjunto de técnicas disciplinares, regulamentares e práticas de si, e alguns dos saberes que as fundamentam por serem considerados legítimos. O governo da individualização arregimentado no dispositivo jurídico no qual o jovem é enredado procura disciplinarizá-lo e normalizá-lo na direção do que seria um sujeito cidadão. Para tanto, obrigatoriamente atrela ao jovem uma identidade infratora, responsabilizando-o quase que exclusivamente por seus atos, independentemente de uma perspectiva crítica e histórica do seu processo de não cidadania.

: Dispositivo Jurídico; Subjetivação; Medida Socioeducativa; Sujeito Infrator.

        · |     ·     · ( pdf )