5 2Um estudo sobre a "Doença dos Nervos" para além de um sofrimento incorporadoCaracterização do comportamento sexual de adolescentes: iniciação sexual e gênero 
Home Page  


Gerais : Revista Interinstitucional de Psicologia

 ISSN 1983-8220

BARACHO, Debora    FIORONI, Luciana Nogueira. O seu olhar melhora o meu: o apoio matricial ampliando o olhar sobre o sofrimento. Gerais, Rev. Interinst. Psicol. []. 2012, 5, 2, pp.236-253. ISSN 1983-8220.

O sofrimento é consequência da existência humana, mas tem sido tratado, principalmente no campo da saúde, como uma categoria patológica. A Estratégia Saúde da Família (ESF), por abranger a complexidade do processo saúde-doença e das relações, precisa escutar o sujeito em sofrimento. Apoiados na proposta do Apoio Matricial - modelo de reorganização do processo de trabalho pela via do cuidado - em uma equipe de Saúde da Família, e nas experiências dos profissionais da ESF e de estudantes, trabalhou-se com questões referentes ao sofrimento, através da pesquisa-intervenção. Foram realizadas oficinas de sensibilização, trabalhando cognição, troca de saberes e afetos. Os resultados apontam que os participantes construíram um conhecimento grupal sobre o sofrimento e se colocaram no lugar do sujeito que sofre, promovendo a ampliação do olhar e da escuta qualificada. Conclui-se que o Apoio Matricial possibilitou uma via de sensibilização e é um importante instrumento de transformação do trabalho da ESF.

: Atenção Básica; Apoio Matricial; Estratégia Saúde da Família; Pesquisa-Intervenção; sofrimento.

        · |     ·     · ( pdf )