6 2Representação de amizade e irmandade para filhos únicos: estudo exploratório utilizando o método clínico piagetianoSatisfação e engajamento no trabalho: docentes temáticos e auxiliares da EAD de universidade privada brasileira 
Home Page  


Gerais : Revista Interinstitucional de Psicologia

 ISSN 1983-8220

ANDRADE, Taís    ESTIVALETE, Vania de Fátima Barros. Valores organizacionais e suporte social no trabalho: a percepção dos colaboradores do setor bancário público e privado. Gerais, Rev. Interinst. Psicol. []. 2013, 6, 2, pp.205-224. ISSN 1983-8220.

Este trabalho foi desenvolvido com o propósito de compreender a influência dos valores organizacionais sobre a percepção de suporte social no trabalho, sob a perspectiva dos colaboradores do setor bancário público e privado. Através de uma survey, foram investigados 332 colaboradores do setor bancário, aos quais foram aplicados um questionário elaborado a partir dos modelos IPVO e EPSST. Os principais resultados encontrados expõem que os valores organizacionais prioritários das instituições bancárias foram o Domínio e o Prestígio, enquanto os valores Bem-estar, Autonomia e Realização ocuparam lugares inferiores na hierarquia. Em relação ao suporte social no trabalho, a maior incidência foi atribuída ao Suporte Social Informacional, enquanto a menor prioridade foi atribuída ao Suporte Social Emocional. Ainda, as análises de regressão múltipla revelaram que o modelo com maior poder de explicação foi representado pela variável Geral Suporte, cuja variância foi explicada em 45,6% pelos fatores Autonomia e Realização, Prestígio e Domínio.

: Valores organizacionais; Suporte social no trabalho.

        · |     ·     · ( pdf )