7 2Estudo introdutório sobre desenvolvimento da percepção infantil em VigotskiAs representações sociais de violência dos usuários de jogos eletrônicos 
Home Page  


Gerais : Revista Interinstitucional de Psicologia

 ISSN 1983-8220

PIZZINATO, Adolfo; CARLOTTO, Mary Sandra; CE, João Pedro    CONCEICAO, Isadora Klamt da. Significados do trabalho e qualidade de vida percebida em trabalhadores do judiciário. Gerais, Rev. Interinst. Psicol. []. 2014, 7, 2, pp.188-198. ISSN 1983-8220.

A qualidade de vida dos trabalhadores do funcionalismo público judiciário é uma área ainda pouco estudada. Neste estudo objetivou-se identificar e compreender o significado do trabalho e da qualidade de vida entre servidores públicos do Poder Judiciário do Rio Grande do Sul. Participaram 16 servidores em dois grupos focais. Em um dos grupos participaram servidores de diversos cargos e no outro, somente oficiais de justiça. Foi realizada uma análise de conteúdo das narrativas dos participantes, pela qual foram encontradas dificuldades relacionadas ao exercício da profissão que acarretavam despersonalização, abandono, dificuldades de relação com outras categorias profissionais, inabilidade de gestão, estresse ocupacional, supressão de horários de folga e falta de motivação para o trabalho. Também foi relatado companheirismo, cumplicidade entre os colegas além de estratégias de amenização do estresse ocupacional pela estabilidade oferecida e significação do trabalho como socialmente relevante.

: Qualidade de vida no trabalho; Satisfação no trabalho; Stress ocupacional.

        · |     ·     · ( pdf )