13 1Satisfação Conjugal e Liberdade: Percepções de Sujeitos Casados acerca da Ausência de Filhos 
Home Page  


Gerais : Revista Interinstitucional de Psicologia

 ISSN 1983-8220

LOURENCO, Lelio Moura    PAULA JUNIOR, Gerson Vieira de. Violência Doméstica na Agenda da Saúde: Crenças de Gestores de uma Microrregião. Gerais, Rev. Interinst. Psicol. []. 2020, 13, 1, pp.1-18. ISSN 1983-8220.  https://doi.org/10.36298/gerais2020130112.

O presente estudo buscou identificar crenças de gestores de saúde sobre violência doméstica. Para tanto, foram entrevistados 16 secretários municipais de saúde e 19 coordenadores municipais da Estratégia Saúde da Família de 18 municípios de uma microrregião da Zona da Mata do estado de Minas Gerais, Brasil. O tratamento dos dados foi feito por meio da análise de conteúdo. Os entrevistados apontaram um conjunto de fatores pessoais, familiares e sociais como geradores de violência doméstica. No entanto, as intervenções são pontuais e os resultados assinalam a presença do modelo biomédico permeando o setor de saúde. As dificuldades para intervenção mais ressaltadas foram: vítimas não relatam a violência, pouca participação da comunidade, recurso financeiro insuficiente, pouca articulação intersetorial e ausência de política específica.

: Crenças; Gestão em saúde; Violência doméstica.

        · |     ·     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License