43 2 
Home Page  


Interamerican Journal of Psychology

 ISSN 0034-9690

MASSIMI, Marina. Imagens, dinamismo sensorial e elaborações retóricas no Brasil colonial. []. , 43, 2, pp.374-382. ISSN 0034-9690.

^lpt^aO artigo analisa imagens e metáforas construídas com base na experiência sensorial em sermões e narrativas de cerimônias no Brasil colonial, elaborações retóricas destinadas à transmissão de conhecimentos e práticas junto à população pela comunicação oral e baseadas nos métodos da retórica clássica e da correspondente teoria do conhecimento (Aristoteles, Cícero e Agostinho de Hipona) A pesquisa é realizada segundo o método histórico. A hipótese é que o uso de imagens pertinentes à experiência sensorial tinha a função de impressionar os ouvintes remetendo-os a vivências do seu cotidiano (conforme o preceito retórico da accommodatio), sendo parte de um processo de elaboração do conhecimento com fundamento sensorial. Os resultados evidenciam a importante função atribuída às potências psíquicas sensoriais pela retórica utilizada no Brasil do período colonial aplicada para a construção dos sermões ou no preparo das celebrações e representações na ocasião de datas importantes da vida civil e religiosa e na elaboração de suas narrativas.^len^aThe article analyzes the presence of images and metaphors constructed based on sensorial experience in sermons and narratives in ceremonies in Colonial Brazil - aimed at transmitting knowledge and practice to the population through oral communication, based on classic rhetorical methods and in line with the transcripts of the corresponding gnoseological theory (Aristotle, Cicero, and Agostinho de Hipona). The research is conducted by the historical method. The hypothesis is that the images used in the sensorial experiences have the role to impress the listeners and recall everyday experiences - according to the rhetorical principle of accommodatio - leading them to a process of knowledge elaboration. Results prove the important function attributed to the psychic sensorial potencies by the rhetorical art disseminated in Brazil in the colonial period, whether when applied to sermon construction or when used to prepare celebrations and representations regarding the occurrences of civil and religious life, as well as the resulting narratives.

: .

        · | |     · |     · ( pdf )