43 3Factorial structure of depressive symptoms in Anglophone Caribbean university students: psychometric properties of the beck depression inventory-IIAlteridad como factor de desarrollo para la comprensión del estudiante en la etapa infantil 
Home Page  


Interamerican Journal of Psychology

 ISSN 0034-9690

CRUVINEL, Miriam    BORUCHOVITCH, Evely. Autoconceito e crenças de autoeficácia de crianças com e sem sintomatologia depressiva. []. , 43, 3, pp.586-593. ISSN 0034-9690.

O objetivo deste estudo foi avaliar o autoconceito e a autoeficácia de 54 alunos de 3ª e 4ª séries do ensino fundamental, 27 com sintomas depressivos (G1) e 27 sem (G2). A idade média dos participantes do G1 foi 8,74 (DP=0,71) e a do G2 foi 8,67 (DP=0,68). Os dados foram coletados mediante o Inventário de Depressão Infantil, Roteiro de Autoeficácia e Escala Piers Harris de Autoconceito. Os resultados indicaram que, em comparação ao G2, o G1 apresentou média mais baixa no roteiro de autoeficácia e escala de autoconceito. As crianças do G1 se avaliaram mais negativamente nos diferentes domínios do autoconceito, quando comparadas às do G2. Os dados obtidos são consistentes com a literatura. Reconhece-se, neste estudo, a necessidade de se desenvolver, no contexto escolar, procedimentos de intervenção que possibilitem a essas crianças a melhorarem suas autoavaliações.

: Autoconceito; Crenças de autoeficácia; Depressão infantil; Autopercepções.

        ·     · |     · ( pdf )