55 
Home Page  


Estudos de Psicanálise

 ISSN 0100-3437 ISSN 2175-3482

NEVES, Pedro Hikiji    KUPERMANN, Daniel. Thomas Ogden, leitor de Winnicott: diálogos epistemológicos, teórico-clínicos e estéticos. []. , 55, pp.235-246. ISSN 0100-3437.

Thomas Ogden é um analista contemporâneo que articula pensamentos de diferentes autores em suas publicações. Nesse sentido, apresenta um equilíbrio entre tradição e inovação, propondo sínteses e diálogos com autores de base da psicanálise, como Freud, Klein, Bion e Winnicott. Neste artigo, exploramos especificamente a relação entre Ogden e Winnicott, contextualizando a maneira como o primeiro transforma a obra do segundo, em um processo de criar/encontrar. Tomando a noção de sujeito como fundamento e apoiando-se em termos exteriores ao texto original, como dialética, intersubjetividade, rêverie e terceiro analítico, Ogden sugere outro vértice de leitura dos textos winnicottianos. Este artigo propõe compreender os diálogos de Ogden e Winnicott em três eixos: (1) epistemológico, relativo ao entendimento de que o sujeito é intersubjetivamente constituído; (2) teórico-clínico, relativo à descrição conceitual do que acontece entre analisando e analista no setting psicanalítico; (3) estético, cuja ênfase é a descrição fenomenológica de como o analista é afetado pelo encontro clínico. Esses três eixos têm relação direta uns com os outros, pois a noção de sujeito intersubjetivo (eixo epistemológico) engendra uma compreensão de teoria da clínica (eixo teórico-clínico) que, por sua vez, é utilizada para interpretar as vivências específicas do analista na sessão (eixo estético).

: Ogden; Thomas H; Winnicott; Donald Woods; Brincar (Winnicott); Terceiro analítico; Regressão.

        ·     · |     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License