32 48 
Home Page  


Ide

 ISSN 0101-3106

CAZNOK, Yara Borges. Escrever e escutar música. []. , 32, 48, pp.74-81. ISSN 0101-3106.

^lpt^aA escrita da música ocidental adotou o espaço como dimensão organizadora de um de seus principais constituintes, as frequências. Essa maneira de conceber a grafia musical formou e construiu um ouvido que percebe, além dos sons, movimentações e gestos sonoros que correspondem a imagens e figuras visualmente confirmadas pela escrita. As poéticas da Augenmusik e da Word-Painting são tomadas como modelos para a explicitação do relacionamento entre visão e audição tendo a escrita como mediadora, e excertos musicais do período barroco - J. S. Bach, em especial - são analisados sob esse ângulo.^len^aIn Occidental music, the indication of frequencies - one of the most important musical elements - on the written page was resolved by the use of space. This conception of musical writing created a manner of hearing in which we perceive not only sounds, but movements and gestures which correspond to images and figures, which are confirmed by what we see on the score. Augenmusik and Word-Painting are used as models to demonstrate the relationship between vision and hearing, using the score as a mediator. Musical excerpts from the Baroque period - especially J. S. Bach - are analyzed in this light.

: .

        · | |     · |     · ( pdf )