32 49 
Home Page  


Ide

 ISSN 0101-3106

POLETTO, Thays Renata    FERNANDES, Márcio. Sons para sonhar: sonhos para ouvir - as radionovelas e a mágica da palavra falada no rádio. []. , 32, 49, pp.135-147. ISSN 0101-3106.

^lpt^aCego de nascimento, o rádio estimula a criação de representações mentais com a sensação da simultaneidade temporal, do que vivemos, sentimos e sonhamos agora, no momento presente. Sons radiofonizados carregam o sentido da presença e nos dão a impressão de que estamos acompanhados; eles sugerem imagens que, no rádio, não se limitam ao tamanho da tela. Este artigo discute essas características das transmissões radiofônicas a partir do momento da audição de radionovelas, as soap-operas, voltando-se especialmente para a que mais fez sucesso em toda a América Latina: O direito de nascer, do cubano Félix Caignet. Combinando voz, música, efeitos sonoros e silêncio (elementos que compõem as mensagens sonoras), as radionovelas foram um fenômeno de época, mas também emissões com a adaptação de A guerra dos mundos, por Orson Welles, episódios importantes que mostram a força da palavra falada, no caso, mediatizada pelo rádio. O texto também trata da audição das transmissões atuais, da identificação de ouvintes e personagens, da mágica presença da voz separada do corpo no ritual radiofônico e da possibilidade de vivenciar outros papéis e situações, além dos habituais, o que aproxima as emissões radiofônicas do onírico.^len^aBlind from birth, the radio encourages the creation of mental representations with the feeling of being in the same time of what we live, feel and dream now. Radio sounds carry the sense of presence and give us the impression that we are together, they suggest that pictures, radio, are not limited to the size of the screen. This article discusses radio transmissions characteristics from the time of the radio dramas, the soap operas, seeing especially the one that was a hit throughout Latin America: The right to be born, by Cuban Félix Caignet. Combining voice, music, sound effects and silence (the messages component sound), the soap operas were a phenomenon at the time. Also will be seen issues with the adaptation of The war of the worlds by Orson Welles, there were important episodes that show the strength of spoken word, in this case mediated by the radio. The text also deals with the hearing of the current broadcasts, identifying audience and characters, the magical presence of the voice separate from the body and the opportunity to experience other roles and situations, in addition to habituals, which brings the dream of radio emissions.

: .

        · | |     · |     · ( pdf )