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 ISSN 0101-3106

NAKASU, Maria Vilela Pinto. Além das projeções do artista: a interpretação freudiana circunscrita ao universo da obra. []. , 33, 51, pp.146-158. ISSN 0101-3106.

^lpt^a“O Moisés de Michelangelo” (1914) apresenta um tipo de interpretação psicanalítica não autobiográfica. Diferentemente da análise de Leonardo da Vinci, Dostoievski e Christoph Haizmann, para sua interpretação em “O Moisés de Michelangelo” Freud prescinde da biografia do artista na elaboração de suas hipóteses, o que nos fornece subsídios para supor a existência de dois estilos de Freud na interpretação das obras de arte de maneira geral: a análise biográfica e a análise circunscrita ao universo da obra artística. Este artigo se propõe a discutir, em campo maior do que comumente se costuma denominar “psicanálise aplicada”, em que medida a crítica que tende a reduzir a interpretação psicanalítica da arte ao par complementar artista-obra opera certo reducionismo psicológico.^len^a“The Moses of Michelangelo” (1914) present a kind of non-biographical psychoanalytic interpretation. Different from Leonardo da Vinci’s, Dostoievski’s and Christoph Haizmann’s analysis, in order to his interpretation in “The Moses of Michelangelo” Freud leaves the writer’s biography aside as to elaborate his hypotheses, which gives us contribution to suppose the existence of two styles in Freud’s interpretation of works of art in general: biographical analysis and an analysis circumscribed to the universe of the work of art. The present paper intends to discuss, within a major field than that which is commonly called “applied psychoanalysis”, how far does the criticism tends to reduce psychoanalytic interpretation of art to its complementary pair artist-artwork operates a slight psychological reductionism.

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