35 54 
Home Page  


Ide

 ISSN 0101-3106

BENITO JUNIOR, Eugênio. A ética, o caos e a felicidade. []. , 35, 54, pp.39-54. ISSN 0101-3106.

^lpt^aO Caos se instala como personagem na cultura ocidental ao surgir como divindade primordial na mitologia grega. De sua infinita capacidade de criar o vazio sem fim, vão surgindo alguns de seus descendentes - a Noite e suas filhas Vingança, Sarcasmo e Morte. Para equilibrar o desenvolvimento caótico surge Eros e sua luta contra o Caos ajuda a criar o conceito de racionalidade. Gradativamente, em um ciclo eterno, a razão parece ir retornando ao caos e renascendo, como mostram as inúmeras crises do pensamento racional, desde a Grécia aristotélica até os tempos atuais em que a Física Quântica mostra o Universo como uma combinação de naturezas que convivem em um estado de superposição. Em meio a esse frenesi caótico de vida e de morte, em que lugar se encontra a felicidade?^len^aAs a primordial deity in Greek mythology, Chaos sets in as a character in Western culture. From his infinite ability to create endless emptiness, some of his descendants are coming from his daughter, the darkest Night, such as Revenge, Sarcasm and Death. To balance the chaotic environment, Eros jumps to the Gaia-stage and his struggle against Chaos helped to create the concept of rationality. Gradually, in an eternal cycle, the reason seems to go back to chaos and to rebirth, as shown by many crises of rational thought since Aristotelian Greece to contemporary times in which Quantum Physics shows the Universe as a combination of several Natures that coexist in a state overlap. Amid this chaotic frenzy of life and death in what place can happiness be found?

: .

        · | |     · |     · ( pdf )