48 1 
Home Page  


Tempo psicanalitico

 ISSN 0101-4838 ISSN 2316-6576

AMOR, Ana Rosa de Sousa    CHATELARD, Daniela Scheinkman. Considerações sobre tempo e constituição do sujeito em Freud e Lacan. []. , 48, 1, pp.65-85. ISSN 0101-4838.

O presente estudo foi produzido com o intuito de explorar a dimensão do tempo na constituição do sujeito, de acordo com o pensamento de Jacques Lacan, em referência a um breve retorno a Sigmund Freud. Para explorar a concepção de tempo na psicanálise, foram utilizados artigos de Freud sobre a formação do aparelho psíquico e de Lacan sobre a constituição do sujeito do inconsciente. Procurar-se-á observar qual seria a compreensão de temporalidade própria da psicanálise: no que se refere ao a posteriori, cuja relevância para a vida psíquica Freud tanto sublinhou; assim como no que se refere ao tempo lógico, uma concepção lacaniana de tempo. O tempo, descontínuo, marcado por pausas e alternâncias, constitui o sujeito; modula o ato e possibilita desejar.

: tempo lógico; a posteriori; constituição; sujeito.

        ·     · |     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License