54 2 
Home Page  


Tempo psicanalitico

 ISSN 0101-4838 ISSN 2316-6576

SANTANA, Luiz Henrique Costa de. Metateatro (?) e genocídio na trilogia do confinamento, de Aldri Anunciação. []. , 54, 2, pp.102-129. ISSN 0101-4838.

^lpt^aA incursão do dramaturgo Aldri Anunciação pela literatura dramática na Trilogia do confinamento é louvável. A primeira peça "Namíbia, não!" dá ênfase no lugar de pertencimento do indivíduo, a trama se desenvolve em torno de uma medida provisória que propõe levar todos os de "melanina acentuada" de volta para algum país do Continente Africano. A segunda peça "Embarque Imediato" se desenvolve a partir da perca da identidade e do passaporte de um doutorando negro, numa "sala clean" que fica no próprio aeroporto, esse jovem é combatido incessantemente por ideias de construções identitárias e é levado a refletir acerca da sua identidade. A terceira peça "Campo de batalha: A fantástica história de uma guerra bem sucedida" retrata por um viés mais brando e mais humanitário, que a guerra não tem cor e que o fim é o mesmo para todos os indivíduos que ousam existir. Assim por meio do método de revisão bibliográfica emerge este trabalho, tendo como aporte teórico: Nilson P. de Carvalho (2017), que pesquisa acerca da metaliteratura, e o teórico Abdias de Nascimento (2016), que pesquisa sobre o genocídio do negro brasileiro. O objetivo deste trabalho é compreender como esses conceitos podem ser percebidos nessa obra dramática. Portanto, é possível notar que em todas essas peças há a despersonalização e a descaracterização do negro, unindo os conceitos de metaliteratura e genocídio, pois a narrativa que perpassa as três peças reverbera sobre os rastros do colonialismo no negro.^len^aPlaywright Aldri Anunciação's foray into dramatic literature in the Trilogy of Confinement is commendable. The first play "Namibia, no!" emphasizes the individual's place of belonging, the plot develops around a provisional measure that proposes to take all those with "accentuated melanin" back to some country in the African Continent. The second play "Immediate Boarding" is based on the loss of identity and passport of a black doctoral student, in a "clean room" at the airport. The third piece "Battlefield: The Fantastic Story of a Successful War" portrays, in a milder and more humanitarian way, that war has no color and that the end is the same for all individuals who dare to exist. Thus, through the literature review method, this work emerges, having as theoretical contribution: Nilson P. de Carvalho (2017) who researches about metaliterature and the theorist Abdias de Nascimento (2016) who researches about the genocide of the Brazilian black. The aim of this work is to understand how these concepts can be perceived in this dramatic work. Therefore, it is possible to note that in all these plays the depersonalization and mischaracterization of the black man is perceptible, uniting the concepts of metaliterature and genocide, because the narrative that runs through the three plays reverberates about the traces of colonialism in the black man.^les^aLa incursión del dramaturgo Aldri Anunciação a través de la literatura dramática en la Trilogía del encierro es encomiable. La primera obra "¡Namibia, no!" hace hincapié en el lugar de pertenencia del individuo, la trama se desarrolla en torno a una medida provisional que propone llevar a todos aquellos con "melanina acentuada" a algún país del continente africano. La segunda pieza "Immediate Departure" se basa en la pérdida de identidad y del pasaporte de un estudiante de doctorado negro, en una "sala blanca" del propio aeropuerto, este joven es combatido incesantemente por las ideas de las construcciones identitarias y es llevado a reflexionar sobre su identidad. La tercera pieza "Campo de batalla: la fantástica historia de una guerra exitosa" retrata, a través de un enfoque más suave y humanitario, que la guerra no tiene color y que el final es el mismo para todos los individuos que se atreven a existir. Así a través del método de revisión bibliográfica surge este trabajo, teniendo como aporte teórico: Nilson P. de Carvalho (2017) que investiga sobre la metaliteratura y el teórico Abdias de Nascimento (2016) que investiga sobre el genocidio del negro brasileño. El objetivo de este trabajo es comprender cómo se pueden percibir estos conceptos en esta obra dramática. Por lo tanto, es posible notar que en todas estas obras es perceptible la despersonalización y la mala caracterización del hombre negro, uniendo los conceptos de metaliteratura y genocidio, porque la narrativa que recorre las tres obras reverbera sobre las huellas del colonialismo en el hombre negro.

: .

        · | | |     · |     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License