31 2 
Home Page  


Psicologia Clínica

 ISSN 0103-5665 ISSN 1980-5438

BRUN, Anne. Lógicas do jogo em mediações terapêuticas. []. , 31, 2, pp.231-257. ISSN 0103-5665.  https://doi.org/10.33208/PC1980-5438V0031N02A02.

As mediações terapêuticas com crianças com psicose e autistas permitem retomar o processo inacabado dos jogos partilhados com o ambiente primário: a amorçage (criação) - técnica terapêutica utilizada com crianças autistas de criar um cenário/contexto para elas se familiarizarem com competências e comportamentos que devem adquirir para se comunicar - ou réamorçage (recriação) de jogos sensoriomotores partilhados com os terapeutas introduzem de novo a potencialidade de uma simbolização sensoriomotora. Este artigo propõe uma identificação rigorosa das principais lógicas do jogo no âmbito das mediações terapêuticas, a fim de construir uma ferramenta de avaliação específica dos processos de transformação ao longo do trabalho terapêutico. A autora propõe a identificação de quatro tipos de organizadores de jogo: (1) Jogos de exploração sensoriomotora e de "mantelamento" sensorial (mecanismo intersensorial de utilização de ritmos compatíveis de fluxos sensoriais provenientes do objeto, conjugação tornada possível por processos de segmentação intrassensorial de tais fluxos que podem jogar-se ao nível central, ao nível periférico ou ao nível interativo): para um jogo intersensorial; (2) Jogos com as formas sensoriomotoras: para um "entre-jogo" formal ou para formas primárias de simbolização; (3) Dos jogos de espelho sensorial aos jogos sensoriomotores em duplicado: para um jogo intersubjetivo; (4) Jogos com as representações e com as palavras: para um jogo intrassubjetivo com reflexividade.

: avaliação qualitativa; formas primárias de simbolização; jogo; sensoriomotricidade.

        · |     ·     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License