31 3 
Home Page  


Psicologia Clínica

 ISSN 0103-5665 ISSN 1980-5438

MEES, Lúcia Alves    POLI, Maria Cristina. "Mulher objeto": feminismo e psicanálise. []. , 31, 3, pp.461-480. ISSN 0103-5665.  https://doi.org/10.33208/PC1980-5438v0031n03A03.

^lpt^aNeste artigo, propomos retomar as elaborações lacanianas em torno das fórmulas da sexuação, com vistas a ressituar o lugar de objeto que comporia o gozo feminino. A inscrição da fórmula do fantasma no quadro da sexuação ainda é sujeita a inúmeros debates e interpretações diversas. Proporemos nossa leitura, de modo a conduzir o debate para algumas expressões contemporâneas do feminino, notadamente no cinema e no movimento feminista. Tanto no filme quanto na política, destacamos as roupas como expressão da posição objetal feminina: no primeiro caso, como mostra daquilo que no fantasma recobre o objeto; no segundo, enquanto plataforma de intervenção sobre o corpo da mulher. Nosso objetivo, nos limites possíveis a um artigo, é o de repensar sobretudo a questão do "objeto a" na posição feminina, considerando que ele não coincide de todo com o que o desejo masculino propõe que ele seja. Sugerimos, assim, que o "objeto a", na parte das fórmulas da sexuação que descreve a posição feminina, segue a nova lógica ali escrita: ele é "não-todo" efeito do desejo masculino no fantasma.^len^aIn this article, a proposal is made to reconsider the Lacanian elaborations around the formulae of sexuation, aiming at situating the place of object comprising the feminine jouissance. The inscription of the formula of the phantom in the sexuation diagram is still subject to many debates and various interpretations. Our take is designed so as to conduct the debate to some contemporary expressions of the feminine, mostly in the cinema and the feminist movement. Both in the movies and in politics, clothing is emphasized as an expression of the feminine objectal position: in the first case as an example of what in the phantom wraps the object; in the second, as a platform to intervene over the woman's body. Our focus, within the limits an article allows, is to reconsider particularly the question of the "object a" in the feminine stance, taking into account that it does not match fully what the masculine desire proposes it to be. Thus, we suggest that the "object a" in the part of the sexuation formulae that describes the feminine stance follows the new logic therein inscribed: it is "not-all" effect of the masculine desire in the phantom.^les^aEn este artículo, es propuesto retomar las elaboraciones lacanianas alrededor de las fórmulas de sexuación, con vistas a resituar el lugar del objeto que compone el goce femenino. La inscripción de la fórmula del fantasma en el cuadro de la sexuación es sujeta, aún, a varias discusiones e interpretaciones. Propondremos nuestra lectura para conducir el debate para algunas expresiones contemporaneas del femenino, notadamente en el cine y en el movimiento femenista. Tanto en las películas cuanto en la política, destacamos las ropas como expresión de la posición objetal femenina: en el primer caso, como muestra de lo que en el fantasma recubre el objeto; en el segundo, encuanto plataforma de intervención sobre el cuerpo de la mujer. Nuestro objetivo, en los límites posibles a un artículo, es el de repensar sobretodo la cuestión del "objeto a" en la posición femenina, considerando que no coincide completamente con lo que el deseo masculino propone que sea. Así, sugerimos que el "objeto a" en la parte de las fórmulas de sexuación que describe la posición femenina siga la nueva lógica acá escrita: él es "no-todo" efecto del deseo masculino en el fantasma.

: .

        · | | |     · |     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License