32 2 
Home Page  


Psicologia Clínica

 ISSN 0103-5665 ISSN 1980-5438

BAERE, Felipe de    ZANELLO, Valeska. O comportamento suicida em mulheres de distintas sexualidades: violências silenciadas. []. , 32, 2, pp.335-353. ISSN 0103-5665.  https://doi.org/10.33208/PC1980-5438v0032n02A07.

O comportamento suicida de mulheres tem sido apontado como efeito das difusas violências sofridas por elas nas esferas pública e privada. Contudo, a fim de não universalizar seu sofrimento psíquico, faz-se mister considerar outros demarcadores sociais que lhes impactam a saúde mental, como a sexualidade. Este estudo teve como escopo analisar as histórias de vida e vivências pessoais de mulheres de diferentes orientações sexuais que manifestaram comportamento suicida, com o intuito de averiguar a relação do autoextermínio com dispositivos de gênero e a sexualidade. Para isso, foram entrevistadas nove mulheres cisgênero, três autodeclaradas lésbicas, três autodeclaradas bissexuais e três autodeclaradas heterossexuais. Após análise das entrevistas, foram encontradas cinco categorias: "Masculinidade Adoecedora", "Ideal Estético" e "Relações Românticas" foram observadas nos três grupos de orientação sexual; "Heterodissidência como Devassidão" foi identificada nos grupos de lésbicas e mulheres bissexuais; e a categoria "Cuidar" surgiu apenas entre as mulheres heterossexuais. Ao final, tais categorias apontam para similaridades e distinções nas narrativas de cada grupo de orientação sexual e para o impacto das violências de gênero, fundamentadas na misoginia social.

: suicídio; gênero; mulheres; violência.

        · |     ·     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License