33 2 
Home Page  


Psicologia Clínica

 ISSN 0103-5665 ISSN 1980-5438

SUFREDINI, Francieli; MORE, Carmen Leontina Ojeda Ocampo    KRENKEL, Scheila. Estratégias de enfrentamento de mães que tiveram filhos abusados sexualmente. []. , 33, 2, pp.277-299. ISSN 0103-5665.  https://doi.org/10.33208/PC1980-5438v0033n02A04.

O reconhecimento das estratégias utilizadas pelos cuidadores de crianças e adolescentes abusados sexualmente configura-se como um fator decisivo para o tratamento das vítimas. Este estudo qualitativo objetivou identificar estratégias de enfrentamento de mães que tiveram filhos abusados sexualmente e estavam em acompanhamento por serviços públicos de assistência social. Foram entrevistadas 12 mães que residiam em um município da região Sul do Brasil. Os dados foram organizados e analisados utilizando os princípios da Grounded Theory, com auxílio do software Atlas-ti 7.0. Observaram-se: (1) estratégias de enfrentamento interpessoais, com destaque para o apoio institucional da rede de suporte; (2) estratégias centradas na criança ou adolescente, como a interação cotidiana com os filhos e atendimento especializado fornecido pelas instituições; e (3) estratégias centradas na mãe, tais como crença religiosa, envolvimento laboral, cuidados com a saúde, isolamento, evitação e negação do fenômeno. Considera-se que este estudo contribui para profissionais compreenderem as singularidades das estratégias utilizadas pelas mães para auxiliar na intervenção com os envolvidos na situação de abuso sexual.

: abuso sexual; abuso da criança; enfrentamento; mães.

        · |     · |     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License