34 2 
Home Page  


Psicologia Clínica

 ISSN 0103-5665 ISSN 1980-5438

MENDES, Bruna Elisa Maestrelli et al. Acompanhamento terapêutico na atenção básica: Estratégia de cuidado para acumuladores compulsivos. []. , 34, 2, pp.269-287. ISSN 0103-5665.  https://doi.org/10.33208/PC1980-5438v0034n02A03.

O projeto de extensão "Acompanhamento Terapêutico em Saúde Mental: suporte para inclusão e (re)construção do cotidiano", advindo da parceria entre a Diretoria de Saúde Mental de Curitiba e os Departamentos de Psicologia, Terapia Ocupacional e Enfermagem da Universidade Federal do Paraná, visou oferecer Acompanhamento Terapêutico (AT) a usuários dos serviços de saúde mental do município, com uma vertente específica de atuação junto a acumuladores compulsivos. Este trabalho se destina a relatar a experiência desse projeto, aprofundando a estratégia da utilização do AT num caso de acumulação compulsiva de animais. Para prover suporte à compilação e análise dos dados, utilizou-se como técnica de coleta de dados os diários de campo das acompanhantes terapêuticas envolvidas no caso. As anotações foram realizadas com base nas descrições objetivas das situações vivenciadas, reflexões e impressões pessoais e grupais dos profissionais que acompanhavam o caso. Após análise e categorização, conclui-se que a abordagem da pessoa com transtorno de acumulação tem especificidades que ressaltam a importância do cuidado e do trabalho em rede. Ademais, o AT se apresenta como um importante recurso no manejo de casos de acumuladores compulsivos e potencializador do trabalho em rede, por meio de ações singulares e estratégicas.

: saúde mental; atenção primária à saúde; acumulação compulsiva; transtorno de acumulação; acompanhamento terapêutico.

        · |     · |     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License