19 3Factores Contextuales en el recuerdo: Aportaciones experimentales y teóricas 
Home Page  


Acta Comportamentalia

 ISSN 0188-8145

MEDEIROS, José Gonçalves et al. Emergência de leitura de frases a partir do ensino de suas unidades constituintes. []. , 19, 3, pp.317-342. ISSN 0188-8145.

Ensinar apenas palavras garante leitura de textos mais complexos? Não seria necessário um repertório mínimo de leitura de frases? Considerando essas questões, esse trabalho procurou ensinar crianças a ler e escrever palavras substantivadas, a nomear números, numerais e quantidades, cores e nomes de cores e, em situação de teste, ler "frases" compostas por esses elementos. Participaram 17 crianças, entre seis e oito anos, da primeira série de uma escola pública. Destas, 11 crianças passaram pelo procedimento de ensino (Grupo Experimental) e seis não passaram pelo procedimento (Grupo Controle). As classes de respostas foram ensinadas utilizando procedimento computadorizado de discriminação condicional. No Teste de leitura, as palavras substantivadas, os números, numerais e quantidades, cores e nomes de cores ensinados foram testados conjuntamente, formando frases, cujo desempenho não foi consequenciado. Um Teste de Equivalência de Agrupamento verificou se a leitura era realizada com significado. Das 11 crianças, seis leram com 100% de acerto as frases apresentadas. Uma criança leu com 100% de acerto o primeiro e segundo conjuntos e duas crianças leram o primeiro conjunto, também com 100% de acerto. O estudo mostrou que é possível, após o ensino de palavras substantivadas isoladas, produzir a emergência de leitura de frases com compreensão.

: ensino de leitura; ensino de escrita; ensino de números; emergência de leitura de frases; discriminação condicional; equivalência de estímulos.

        ·     · |     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License