34 2 
Home Page  


Revista de Psicología (Lima)

 ISSN 0254-9247

FERNANDES ALVES, Railda et al. Intervenções do psicólogo na saúde pública no Brasil, Espanha e Portugal. []. , 34, 2, pp.357-386. ISSN 0254-9247.  https://doi.org/10.18800/psico.201602.006.

Este artigo expõe os resultados de uma investigação feita no Brasil, Espanha e Portugal. Os objetivos foram conhecer os discursos de psicólogos sobre suas práticas nos serviços de saúde pública nos níveis de atenção primária, secundária e terciária. Foi um estudo de campo, comparativo, com estratégia descritiva. A metodologia incluiu um questionário e uma entrevista aberta. Participaram do estudo 107 sujeitos. Os resultados expressam que a amostra do Brasil foi a que apresentou maior dificuldade para situarse e distinguir as especificidades de suas intervenções nos níveis primário, secundário e terciário de saúde. Os espanhóis definiram com clareza as intervenções de saúde primária. Os portugueses demostraram uma dificuldade mediana na identificação de suas práticas em relação ao nível de pertinência.

: psicólogos; saúde pública; atenção primária de saúde; psicologia da saúde.

        · |     ·     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License