54 2 
Home Page  


Aletheia

 ISSN 1413-0394

NOTHAFT, Simone Cristine dos Santos et al. Implantação de usinas hidrelétricas em Santa Catarina: impactos na saúde da população atingida. []. , 54, 2, pp.55-66. ISSN 1413-0394.  https://doi.org/DOI10.29327/226091.54.2-6.

RESUMO A construção de usinas hidrelétricas causa modificações no ambiente alterando o território, e impactando nas políticas públicas locais. As transformações ocorrem no contexto social, cultural e de saúde da população. O objetivo do estudo é analisar os impactos na saúde ocasionados pela construção de usinas hidrelétricas. Trata-se de um estudo quantitativo com a utilização de uma matriz de saúde ambiental como instrumento para coleta e análise de dados. Os dados são relativos ao período de cinco anos anteriores, que correspondem ao período de construção e posteriores à construção das usinas. A pontuação obtida no estudo por meio da matriz de saúde indicou que as usinas hidrelétricas apresentam severo impacto à saúde, considerando as condições locais ambientais, socioeconômicas e a potencial frequência de incremento ou surgimento de doenças. Os períodos correspondentes aos anos de construção e após a instalação das usinas hidrelétricas são os que apresentaram maior impacto negativo na saúde.

: Política ambiental; política de saúde; centrais hidrelétricas.

        ·     · |     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License