9 1 
Home Page  


Temas em Psicologia

 ISSN 1413-389X

BICHARA, Ilka Dias. Brincadeiras de meninos e meninas: segregação e estereotipia em episódios de faz-de-conta. []. , 9, 1, pp.19-28. ISSN 1413-389X.

Por mais fantasiosa que seja uma brincadeira, um poderoso agente da realidade está presente: a estereotipia de gênero. Meninos brincam de temas considerados "masculinos" enquanto as meninas com os "femininos". E comum presenciar-se também a preferência por parceiros do mesmo sexo na formação dos grupos de brinquedo. Investigar como as questões de gênero influenciam no desenvolvimento e as possíveis variações advindas de particularidades socioculturais tem sido um dos nossos objetos de pesquisa nos últimos anos. Para tal, temos-nos dedicado a registrar a atividade livre de meninos e meninas em duas comunidades localizadas no sertão sergipano e com particularidades culturais especiais: a dos índios Xocó e dos negros do Mocambo. Os resultados demonstram que a aquisição e o desenvolvimento de papéis de gênero são aspectos importantes do desenvolvimento e interrelacionam-se com variáveis socioculturais e situacionais.

: estereotipia; segregação; gênero; brincadeira de faz-de-conta.

        ·     · |     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License