15 2 
Home Page  


Temas em Psicologia

 ISSN 1413-389X

PASSOS, Maria de Lourdes R. da F.. A definição skinneriana de comportamento verbal e a arbitrariedade do signo lingüístico. []. , 15, 2, pp.269-282. ISSN 1413-389X.

O conceito lingüístico da arbitrariedade do signo lingüístico ocupa posição central na definição de Skinner do comportamento verbal. O papel das convenções da comunidade verbal, em vez de princípios mecânicos e geométricos, no estabelecimento da relação de contingência entre a resposta verbal e suas conseqüências, é crucial na distinção entre comportamento verbal e não verbal. Sugere-se uma mudança de ênfase nos elementos da definição do comportamento verbal: do agente do reforçamento, o ouvinte, para o critério de reforçamento, as convenções da comunidade verbal. A concepção de arbitrariedade da linguagem tem suas origens na filosofia da antigüidade grega e foi mantida viva, através de uma tradição ininterrupta, até a lingüística. A formulação de Skinner do comportamento verbal foi influenciada por essa tradição, em especial na versão apresentada pelo lingüista Leonard Bloomfield.

: Definição de comportamento verbal; Distinção comportamento verbal/não verbal; Arbitrariedade do signo lingüístico; Skinner; Bloomfield.

        ·     · |     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License