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Temas em Psicologia

 ISSN 1413-389X

GOMES, William B. Gnosiologia versus epistemologia: distinção entre os fundamentos psicológicos para o conhecimento individual e os fundamentos filosóficos para o conhecimento universal. []. , 17, 1, pp.37-46. ISSN 1413-389X.

^lpt^aA exposição descreve e analisa as diferenças conceituais referentes à capacidade humana de conhecer e à necessidade de se validar aquilo que se conhece. A primeira condição é designada de gnosiologia, a segunda, de epistemologia. A literatura, por uma confusão entre as diferentes línguas, vem utilizando o termo epistemologia nos dois sentidos, com ênfase na segunda condição. As duas definições de epistemologia são contextualizadas no grande campo da filosofia em conjunto com ontologia (natureza fundamental ou realidade do ser), lógica (regras para se pensar corretamente) e axiologia (ética enquanto valores humanos, e estética enquanto valores éticos e estéticos). A demarcação desses quatro campos da filosofia é então tomada como parâmetro para análise de teorias psicológicas. A análise é ilustrada com a teoria psicológica de Maine de Biran, por oferecer estrutura de fácil entendimento e, ao contrário do que ocorreu na primeira metade do século XIX, não desperta grandes paixões.^len^aThe goal of the study was to describe and analyze conceptual differences between the human capacity of knowing and the necessity to validate what has been given as knowing. The first condition is defined as gnosiology and the second is defined as epistemology. The two definitions of epistemology are contextualized in the general field of philosophy, in contrast with ontology (the fundamental nature of reality or being); logic (the rules of correct or right thinking); and axiology (ethics as human values, and aesthetics as human values for natural and artifactual things). The analysis is exemplified with Maine de Biran 's psychological theory. It provides a structure that is easy to understand and, unlike what occurred in the first half of the nineteenth century, it does not arouse great passion anymore.

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