17 2 
Home Page  


Temas em Psicologia

 ISSN 1413-389X

FARIAS, Francisco Ramos de. Fundamentos da avaliação psicológica e a produção de "imagens psíquicas". []. , 17, 2, pp.497-510. ISSN 1413-389X.

Objetiva-se, neste trabalho, circunscrever os fundamentos da avaliação psicológica, destacando o advento da Ciência Moderna que possibilitou pensar a dinâmica psíquica expressa em termos de grandezas matemáticas. Pretende-se diferenciar duas modalidades de procedimentos do diagnóstico psicológico e alertar que a avaliação diagnóstica deve seguir uma postura ética, senão produz representações sociais que transformam o homem em sombras de objeto. No entanto, a realização do tratamento requer a construção prévia de um saber sobre a doença e o doente. Em circunstâncias apriorísticas, o acento recai em um traço da vida psíquica, indicando que a afecção psíquica, captada pela objetividade, é referenda apenas pela utilização dos instrumentos psicológicos. Por outro lado, focalizando os arranjos subjetivos, tem-se de postular a existência de uma estrutura psíquica não revelada a priori. Por isso, somente após o término de um tratamento, pode-se formular um diagnóstico estrutural. Além disso, o processo de avaliação intervém a subjetividade do avaliador, sendo preciso considerar esse aspecto. Contudo, a cautela é fundamental, para evitar a pressa de se formular um quadro nosológico, como tradução do estado psíquico. A reticência tem seu valor, pois adverte o clínico para não reduzir uma subjetividade pulsante a uma objetividade científica. Eis o encaminhamento a ser seguido na investigação realizada com detentos em uma unidade prisional.

: Diagnóstico psicológico; Fenômeno psíquico; Estrutura psíquica.

        ·     · |     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License