20 2 
Home Page  


Temas em Psicologia

 ISSN 1413-389X

ESCOBAL, Giovana; ELIAS, Nassim Chamel    GOYOS, Celso. Jogo da Escolha: ferramenta informatizada para avaliar preferências por reforçadores. []. , 20, 2, pp.451-458. ISSN 1413-389X.  https://doi.org/10.9788/TP2012.2-13.

^lpt^aA utilização de reforçamento é o mecanismo central no desenvolvimento de comportamentos operantes. Para implantar, com sucesso, intervenções baseadas em reforçamento em pesquisa básica, aplicada ou translacional, é importante identificar itens de preferência para uso com participantes por meio de métodos de avaliação de preferência. A maioria das pesquisas sobre avaliação de preferência emprega estímulos tangíveis apresentados sobre uma mesa. Embora esse método apresente diversas vantagens, alguns itens e atividades não são facilmente apresentados. Um teste de avaliação de preferência computadorizada poderia resolver parte dessas restrições. Entre as vantagens, está a possibilidade de inserir um banco de dados quase ilimitado de estímulos digitais, como figuras, sons e vídeos. O objetivo da presente pesquisa é, portanto, apresentar um teste de avaliação de preferência computadorizado desenvolvido como uma alternativa para os formatos realizados sobre a mesa. Esta ferramenta informatizada foi desenvolvida para rodar em qualquer navegador comercial e permite aos usuários fazerem atualizações da base de dados com novos estímulos, inserir informações referentes aos testes e criar avaliações de acordo com objetivos específicos. Mais detalhes sobre o funcionamento da ferramenta, chamada "Jogo da Escolha", são apresentados.^len^aThe use of reinforcement is a central mechanism in the development of operant behavior. To reach good results in reinforcement-based interventions in basic, translational or applied research, it is important to identify preferred items to use with patients and participants. One way to accomplish that is through preference assessment methods. Most research on preference assessments employ tangible stimuli presented on a table. Although this method presents several advantages, some items and activities are not easily presented in this more traditional way. A computerized preference assessment test could solve some of these restrictions. Among the advantages is the possibility of keeping a nearly infinite digital stimuli database with pictures, sounds and videos. The objective of this research is therefore to present a computerized preference assessment test developed as an alternative to the table-top formats. This computerized tool was developed to run on any common, well-known browser and allows users to make updates to the database with new stimuli, insert information regarding the tests and create assessments according to specific objectives. More details on the operation of the tool, called "Choice Game", are presented.^les^aEl uso de refuerzo es un mecanismo central en el desarrollo de conductas operantes. Para implementar con éxito, las intervenciones basadas en el refuerzo en investigación básica, traslacional o aplicada, es importante identificar los elementos preferidos para su uso con los pacientes y los participantes a través de métodos de evaluación de preferencia. La mayoría de las investigaciones sobre evaluación de la preferencia emplea estímulos tangibles presentados en una mesa. Aunque este método presenta varias ventajas, algunos elementos y actividades no son fácilmente presentados. Una prueba computarizada de evaluación de preferencia podría resolver algunas de estas restricciones. Entre las ventajas está la posibilidad de insertar una base de datos de estímulos digitales casi infinita, tales como imágenes, sonidos y videos. El objetivo de esta investigación es, por lo tanto, presentar una prueba computarizada de evaluación de la preferencia desarrollada como una alternativa a los formatos realizados sobre la mesa. Esta herramienta informática ha sido desarrollada para funcionar en cualquier navegador comercial y permite a los usuarios hacer actualizaciones de la base de datos con nuevos estímulos, insertar informaciones sobre las pruebas y crear evaluaciones de acuerdo con los objetivos específicos. Se presentan más detalles sobre el funcionamiento de la herramienta, llamada "Juego de la Elección".

: .

        · | | |     · |     · ( pdf )