22 4 
Home Page  


Temas em Psicologia

 ISSN 1413-389X

SCHUCK, Lara Monteiro    DE ANTONI, Clarissa. Resiliência e vulnerabilidade no cuidado com o idoso dependente: um estudo de caso. []. , 22, 4, pp.941-951. ISSN 1413-389X.  https://doi.org/10.9788/TP2014.4-20.

O envelhecimento da população brasileira e o desenvolvimento de doenças crônicas em idosos colocam em questão o papel do cuidador familiar, o qual tem sido visto, atualmente, como um novo papel social. O objetivo deste estudo foi investigar, através de um estudo de caso com uma família que tinha sob seus cuidados um membro idoso dependente, a relação entre cuidador e idoso a partir da perspectiva da Teoria Bioecológica do Desenvolvimento Humano (TBDH) e da Psicologia Positiva, com foco no microssistema e nas relações entre cuidador e idoso. Os instrumentos utilizados foram uma entrevista semiestruturada, a Entrevista Familiar Estruturada, o Inventário de Percepção do Suporte Familiar, uma observação naturalística, um genograma e uma pesquisa documental no prontuário familiar. Foram identificados como fatores de risco os sentimentos de solidão e inutilidade do idoso, a sobrecarga e o estresse da cuidadora e a falta de apoio social formal e informal para esta família. Os fatores de proteção encontrados foram a positividade e a crença religiosa do idoso, a ajuda de outros parentes no cuidado e a presença de uma equipe de saúde que prestava cuidados domiciliares. Percebe-se que a família encontra-se em processo de resiliência, apesar da presença de fatores de risco significativos.

: Idoso; cuidadores familiares; resiliência; família.

        · |     · |     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License