23 3 
Home Page  


Temas em Psicologia

 ISSN 1413-389X

PINAFI, Tânia. Do Paradigma essencialista para o pós-estruturalismo: uma reflexão epistemológica sobre sexualidade. []. , 23, 3, pp.693-700. ISSN 1413-389X.  https://doi.org/10.9788/TP2015.3-13.

Neste trabalho buscamos apresentar uma reflexão epistemológica em termos de circunstâncias históricas, psicológicas e sociológicas sobre a normalização da sexualidade a partir de um modelo antitético - normal versus abjeto. Igualmente, nos interessa explorar as contribuições do pensamento queer sobre os modos de pensar a sexualidade. Neste sentido nosso foco recai, por um lado, sobre como um modelo epistemológico erigido sob um sujeito dado de antemão nas ciências humanas veio a se constituir em uma das formas de legitimação da discriminação sexo/gênero e, por outro, sobre a busca de formulações teóricas que coloquem em tela a naturalidade com que marcamos certas existências como abjetas para, assim, incitar um pensamento de combate à homofobia prevalecente em nossa sociedade. Em última instância, o que está em voga é um debate em torno à quais pressupostos teóricos utilizar para melhor compreender a capacidade performativa dos sujeitos que vivem fora das fronteiras da heterossexualidade. Pois, agora, como antes, a psicologia não pode ser refratária aos acontecimentos sociais, devendo considerar os sujeitos não apenas em face de sua interioridade como também perante as relações sociais, históricas e culturais do ambiente que os circunda.

: Epistemologia; sexualidade; queer.

        · |     · |     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License