25 1 
Home Page  


Temas em Psicologia

 ISSN 1413-389X

AZOUBEL, Marcos Spector    ABBUD, Gabriella Mendes. (Im)posturas jornalísticas: incompreensões da revista Veja sobre B. F. Skinner. []. , 25, 1, pp.181-192. ISSN 1413-389X.  https://doi.org/10.9788/TP2017.1-12.

A ciência da análise do comportamento e o behaviorismo radical são recorrentemente alvos de incompreensões, pré-conceitos e críticas infundadas, que constituem barreiras para a difusão das propostas filosóficas, conceituais e tecnológicas da área. Os meios de comunicação popular exercem importante papel na difusão de tais visões. Por isso é importante examinar o que é dito sobre a área, a fim de subsidiar ações efetivas para esclarecimento das incompreensões da comunidade de não analistas do comportamento. No Brasil, a revista Veja se destaca como um dos meios de circulação de informações mais populares. O objetivo do presente trabalho foi identificar o que foi publicado na revista Veja sobre behaviorismo radical e análise do comportamento e avaliar criticamente as referências identificadas. A partir de buscas no acervo digital da revista, encontraram-se 67 ocorrências dos termos "Skinner", "análise do comportamento" e "behaviorismo". Foram selecionados para a análise 12 trechos. Dentre estes, 11 contiveram ou incompreensões históricas ou conceituais em relação ao behaviorismo radical e à análise do comportamento.

: Análise do comportamento; behaviorismo radical; incompreensão do behaviorismo; Skinner; mídia popular; revista Veja.

        · |     · |     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License