25 4 
Home Page  


Temas em Psicologia

 ISSN 1413-389X

GOUVEIA, Paula Adriana Rodrigues de; LACERDA, Shirley Silva    KERNKRAUT, Ana Merzel. Avaliação e reabilitação neuropsicológica após lesão encefálica adquirida. []. , 25, 4, pp.1523-1534. ISSN 1413-389X.  https://doi.org/10.9788/TP2017.4-03Pt.

Sintomas de desconexão inter-hemisférica após lesão cerebral adquirida são pouco usuais na prática clínica atualmente. Os sintomas costumam diminuir espontaneamente e podem incluir anomia táctil, agrafia à esquerda e sinais de competição entre os hemisférios, como o "sinal da mão alienígena". Este trabalho tem por objetivo apresentar um relato de caso clínico de paciente de 33 anos, que evoluiu com sintomas de desconexão inter-hemisférica e alterações de funções executivas, após intervenção cirúrgica para remoção de tumor em região da hipófise, além de avaliar a aplicabilidade de programa de reabilitação neuropsicológica para as queixas cognitivas apresentadas. O paciente foi avaliado com instrumentos neuropsicológicos padronizados antes de iniciar a reabilitação e próximo à alta do tratamento. O estudo de caso foi realizado a partir da análise de dados de intervenção e evolução clínica do paciente em prontuário institucional (resultados de exame de avaliação neuropsicológica e registros de intervenções em sessões de reabilitação). Ao longo de sua evolução, o paciente apresentou melhora dos sintomas cognitivos e demonstrou benefício com os treinos e estratégias utilizados para sua adaptação, bem como para retomar o trabalho e outras atividades prévias. Destaca-se ainda a importância de se realizar mais estudos de intervenções neuropsicológicas para indivíduos com déficits cognitivos.

: Cognição; reabilitação; lesão; apraxia; lobo frontal.

        · |     · |     · ( pdf ) | ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License