26 4 
Home Page  


Temas em Psicologia

 ISSN 1413-389X

LOTTO, Camila Regina    LINHARES, Maria Beatriz Martins. Contato "pele a pele" na prevenção de dor em bebês prematuros: revisão sistemática da literatura. []. , 26, 4, pp.1699-1713. ISSN 1413-389X.  https://doi.org/10.9788/TP2018.4-01Pt.

O presente estudo trata-se de uma revisão sistemática da literatura que teve por objetivo analisar a produção científica nacional e internacional sobre a efetividade do contato pele a pele inserido no Método Canguru como manejo preventivo da dor em bebês nascidos prematuros. O levantamento bibliográfico foi realizado nas bases PubMed, LILACS, SCielo e PsycINFO no período entre 2010 e 2017, por meio dos descritores kangaroo mother care method, skin-to-skin, pain e infant/newborn. Foram selecionados 12 artigos, que constituíram o corpus da revisão. Os resultados demonstraram a efetividade do contato pele a pele como técnica para alívio de dor aguda em bebês nascidos prematuros. O tempo de permanência na posição Canguru que ocasionou maior efetividade para o alívio de dor é o de 30 minutos antes do procedimento doloroso de rotina na Unidade de Tratamento Intensivo Neonatal. Além disso, a forma mais eficaz para realizar a avaliação da dor foi por meio da observação sistemática de indicadores comportamentais e fisiológicos, destacando-se a importância da utilização de instrumentos psicométricos validados e sensíveis para a dor em bebês prematuros. Ressalta-se também que o contato pele a pele pode trazer outros benefícios, como a promoção e fortalecimento do vínculo mãe-bebê e aleitamento materno.

: Método canguru; pele a pele; dor; prematuro.

        · |     · |     · ( pdf ) | ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License