26 4 
Home Page  


Temas em Psicologia

 ISSN 1413-389X

OLIVEIRA, Gustavo Chagas    SEI, Maíra Bonafé. Vínculo amoroso homoafetivo e psicanálise: um estudo qualitativo. []. , 26, 4, pp.1787-1801. ISSN 1413-389X.  https://doi.org/10.9788/TP2018.4-04Pt.

A contemporaneidade abarca diversas formas de conjugalidade e dentre elas encontra-se o relacionamento entre pessoas do mesmo sexo. Há diversos estudos sobre a homoafetividade e parentalidade homoafetiva, contudo poucos dão ênfase à investigação da conjugalidade destes casais, em especial a partir do referencial psicanalítico. Objetivou-se, assim, analisar a conjugalidade homoafetiva por meio do referencial da Psicanálise de Casal e Família, com foco na tipologia vincular e influência da transmissão psíquica geracional. Delineou-se como um estudo clínico-qualitativo, por meio do qual foram entrevistados quatro casais, sendo dois casais de mulheres e dois casais de homens, o tempo de relacionamento variou entre 3 e 11 anos. Pode-se perceber a incidência de uma tipologia vincular de terceiridade, evidenciando a capacidade destes casais de não idealizarem o vínculo, intercambiando diferentes significados acerca da relação. Observou-se também a influência da transmissão psíquica geracional, incentivando os membros dos casais, através de alianças psíquicas, a constituírem modelos conjugais próprios elaborados das gerações precedentes. Novos estudos que visem a compreensão do vínculo conjugal homoafetivo devem ser realizados.

: Casais homoafetivos; vínculo; transmissão psíquica; Parejas homosexuales; vínculo; transmisión psíquica.

        · | |     · |     · ( pdf ) | ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License