27 4 
Home Page  


Temas em Psicologia

 ISSN 1413-389X

LIMA, Rebeca Fernandes Ferreira    MORAIS, Normanda Araujo de. Bem-estar subjetivo na trajetória de jovens em situação de rua: considerações de um estudo longitudinal. []. , 27, 4, pp.909-923. ISSN 1413-389X.  https://doi.org/10.9788/TP2019.4-07.

A vida nas ruas trata-se de um processo de vulnerabilidade. Jovens usam as ruas como fuga da pobreza, abuso e violência. Contudo, o foco nos riscos pode negligenciar fatores positivos com potencial para promover o desenvolvimento saudável. Destarte, investigou-se trajetórias de jovens em situação de rua com diferentes perfis de bem-estar subjetivo (BES). Entrevistas realizadas em três momentos, com intervalos de seis meses, incluíram um roteiro semiestruturado de experiência de vida (e.g., saída de casa, vida na rua e experiência escolar) e medidas de bem-estar. A análise de cluster identificou três grupos: BES médio, BES positivo e BES negativo. Selecionou-se dois participantes de cada grupo para um estudo de casos múltiplos. Identificou-se que o grupo BES positivo manteve vínculos com a família e instituições além da rua, enquanto o BES negativo relatou baixo apoio social e forte envolvimento com a rua. O BES negativo compôs-se de meninas com conflitos familiares, violência emocional, física e sexual e dificuldades de adaptação. Sugere-se que a pesquisa sobre o bem-estar pode contribuir para práticas de proteção, indicando a necessidade de fortalecer os laços familiares e institucionais como estratégia para o desenvolvimento. A abordagem longitudinal evidencia que intervenções precoces podem antecipar resultados positivos no desenvolvimento.

: Bem-estar subjetivo; jovens em situação de rua; estudo de caso.

        · |     ·     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License