27 4 
Home Page  


Temas em Psicologia

 ISSN 1413-389X

GARCIA, Letícia Maria Rinaldin; TONI, Caroline Guisantes de Salvo; BATISTA, Ana Priscila    ZEGGIO, Larissa. Avaliação da eficácia do programa amigos divertidos (fun friends). []. , 27, 4, pp.925-941. ISSN 1413-389X.  https://doi.org/10.9788/TP2019.4-08.

A ansiedade e a depressão são as maiores queixas encontradas em relação à saúde mental na infância, sendo um problema de saúde pública. No Brasil, poucos são os estudos que descrevem ações, baseadas em evidência, para intervenções precoces quanto a essas psicopatologias. Frente as problemáticas relacionadas à ansiedade e depressão na infância, e sua relativa estabilidade no desenvolvimento, justificam-se as ações de promoção e prevenção de saúde. Um dos programas, baseados em evidências, que visam a promoção de saúde e prevenção de ansiedade e depressão na infância é o Método FRIENDS (Amigos Divertidos/Fun FRIENDS). Nesse contexto, esta pesquisa buscou avaliar a eficácia do programa Amigos Divertidos quanto a diminuição de sintomas de ansiedade e depressão e aumento de habilidades socioemocionais, em uma cidade do interior do Paraná. Participaram 25 crianças, com idade entre cinco a sete anos, e seus cuidadores. Como instrumentos de avaliação, utilizou-se os instrumentos CBCL (Child Behavior Check List), SDQ (Strengths and Difficulties Questionnaire) e SCAS (Spence Children's Anxiety Scale). Os resultados demonstraram aumentos das habilidades socioemocionais e redução de sintomas de ansiedade e depressão. Com isso, conclui-se que há evidências que apoiam a eficácia do programa para a população brasileira.

: Promoção de saúde; programas preventivos; ansiedade; depressão; infância.

        · |     ·     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License