36 31 
Home Page  


Cadernos de psicanálise (Rio de Janeiro)

 ISSN 1413-6295

MARSILLAC, Ana Lúcia Mandelli de. Aberturas Utópicas: pesquisa, arte e psicanálise. []. , 36, 31, pp.11-31. ISSN 1413-6295.

Texto para resumoEste texto apresenta a tese Aberturas Utópicas: singularidades da arte política nos anos 70, que resulta da pesquisa sobre as operações artísticas dos brasileiros Cildo Meireles e Paulo Bruscky e do coletivo catalão Grup de Treball, nos anos 70. Ancorado na psicanálise e na história, teoria e critica de arte contemporânea, debruça-se sobre os atos de criação desses artistas, sublinhando e entrecruzando as singularidades de suas poéticas. Em um tempo permeado pela violência e censura ditatorial, esses artistas tinham o ato criativo como estratégia critica e política de transformação. Revelam que as transformações do objeto de arte comportam, necessariamente, uma alteração nos seus objetivos e em sua dimensão utópica.

: Arte; política; utopia; psicanálise; anos 70; ditadura.

        ·     · |     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License