43 45 
Home Page  


Cadernos de psicanálise (Rio de Janeiro)

 ISSN 1413-6295

TFOUNI, Leda Verdiani; BARTIJOTTO, Juliana    MOLENA, Carolina. A denúncia da violência contra a mulher na arte fotográfica de Sanja Iveković. []. , 43, 45, pp.193-209. ISSN 1413-6295.

^lpt^aAnalisamos o impacto da obra de Sanja Iveković, Women's House (Sunglasses), sobre o sujeito-espectador, tomando sua arte como denúncia da violência contra a mulher. Partimos do pressuposto de que as peças discursivas apresentadas (fotografia+depoimento) constituem uma unidade, cuja opacidade de sentido reclama interpretação. Apontamos para uma contradição entre duas formações discursivas que requerem do sujeito um movimento de retroação ao já dito a fim de fazer sentido do que vê/lê. Diante da materialidade da imagem fotográfica, dir-se-ia que os óculos fazem parte de um discurso midiático de propaganda. Após a leitura dos depoimentos, porém, pode-se interpretar que a função dos óculos seja ocultar as marcas das agressões relatadas.^len^aWe aim to analyze the impact of Sanja Iveković's art, Women's House (Sunglasses), upon the subject-spectator, taking the artist's work as a denunciation of the violence towards women. We start from the assumption that the discursive pieces presented compose an opaque unity that claims for interpretation. We point to a contradiction between two discursive formations (the discourse of advertisement and the discourse of denunciation), which demand a movement of returning to the already-said in order to make a sense of what he/she sees/reads. In other words: initially, it could be said that we are facing sunglasses advertisement pieces; after reading the declarations, it is possible to interpret the sunglasses function as a means of hiding the aggressions.

: .

        · | |     · |     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License