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Imaginário

 ISSN 1413-666X

FORTIM, Ivelise. Alice no país do espelho: o MUD - o jogo e a realidade virtual baseados em texto. []. , 12, 12, pp.171-194. ISSN 1413-666X.

^lpt^aEste artigo versa sobre como os jovens estão imbricados no mundo das tecnologias e, principalmente, nos jogos eletrônicos. Assim, há uma conceituação sobre a juventude atual e seus comportamentos, para depois versar sobre os jogos eletrônicos, em especial um jogo chamado MUD. O jogo é uma aventura de estilo medieval, no qual o usuário confronta-se com monstros virtuais a procura de tesouros. O programa funciona mediante descrições textuais e permite uma comunicação entre os diversos jogadores conectados a ele. O MUD apresenta características de jogo, realidade virtual e comunidade virtual. Quanto ao jogo, examinou-se que tipo ele é e porque atrai os jogadores. Quanto à realidade virtual, verificou-se que os jogadores se utilizam dele de duas formas: uma, como espaço psicológico e, outra, para a vivência de uma Aventura. A seguir, discute-se porque se considera o MUD como uma comunidade virtual. Ao final, faz-se um paralelo entre o MUD e o conto “Alice no país do Espelho”, considerando o jogador de MUD como Alice, que se aventura por um mundo mágico e depois retorna. Os “mudeiros”, como Alice, entram no mundo virtual, aventuram-se e acordam novamente para a vida cotidiana, com a diferença que, desse sonho, trazem amigos para a sua realidade.^len^aThis paper is about how the youth has been connected with new technologies, mainly electronic games. Firstly, it is presented conceptions of Youth and its behavior, and then, a discussion about electronic games, especially a game called MUD (Multi User Dungeon). This game is based on a medieval adventure, which the user has to fight against virtual monsters, looking for treasures. This program works through textual descriptions, and it allows communication among several players who are connected in it. MUD shows characteristics as a Game, a Virtual Reality, and a Virtual Community. Concerning the Game, it was examined why the youngsters are attracted to it, and also it was verified what kind of game it is. MUD can also be classified as a Virtual Reality, and the players can use it in two ways: as a Psychological Space or a place to live an Adventure. Then, there is a discussion about why MUD can be considered as a virtual community. Finally, there is a comparison between MUD and the tale “Alice through the looking glass”, considering the MUD player as Alice, who ventures in a magical world. The players, like Alice, go to a virtual world, where they can venture, and then they can live their ordinary lives with the presence of friends from the magical world.

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