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Imaginário

 ISSN 1413-666X

BORGES, Luiz C.. 100% negro, camisetas, insígnias e utopias sociais. []. , 12, 13, pp.57-81. ISSN 1413-666X.

^lpt^aA luta histórica da população negra no Brasil por sua emancipação, visando superar as condições sociais assimétricas a que continua sendo submetida, assume diversos posicionamentos político-ideológicos e apresenta, como desdobramento, diferentes níveis de fragmentação e enfrentamentos tanto inter quanto intra-étnicos. Este trabalho objetiva, por meio do aparato teórico-metodológico da análise de discurso, examinar o enunciado “100% negro”, enquanto um discurso fundacional. Em meio a uma complexa trama discursiva, marcada por afetos e ideologizações, tem chamado a atenção uma tendência recente a radicalizar essa luta mediante a mitificação fetichizada da herança genética e cultural africana. Os efeitos políticos dessa nova tendência mostram- se na desvinculação da luta emancipatória da fração negra daquela empreendida por outros segmentos igualmente desfavorecidos da sociedade brasileira (índios, lavradores, sem terra etc.). A hipótese central aqui proposta considera que essa tendência radicalizada, representada pelo “100% negro”, a despeito de sua aparente afirmatividade, propende a fechar o movimento negro em um ideal fetichizado de pureza racial ou cultural e, conseqüentemente, termina por reforçar o racismo que, supostamente, deveria erradicar.^len^aThe historical struggle of the black population towards emancipation in Brazil, aiming to surpass the asymmetric social conditions to which it continues to be the subject, takes several forms of political-ideological stands, and therefore, displays different levels of fragmentation and both inter and intra ethnic confrontations. The objective of this paper is to examine the statement “100% black”, taken as a foundational discourse by means of the discursive analysis of the theoretical apparatus. Amongst a complex discursive network characterized by ideological and emotive attitudes, the “100% black” discourse stands out as a mythologized and fetishistic understanding of the genetic and cultural African heritage. The political effects of this emerging radical tendency are perceived as the emancipating struggle of the black segment of the Brazilian population that becomes detached from the political endeavors of other equally ill-favored fragments of the Brazilian society, such as the indigenous people, peasants, landless, etc. The central hypothesis proposed herein considers that this outstanding tendency, discursively represented by “100% black”, tends to enclose the black movement in a fetishistic ideal of racial or cultural pureness which reinforces the racism it was supposed to eradicate.^les^aLa lucha histórica de la población negra en Brasil por su emancipación, con el objetivo de superar las condiciones sociales asimétricas a las que continúa siendo sometida, asume diversas posturas político-ideológicas y presenta, como despliegue, diferentes niveles de fragmentación y enfrentamientos tanto inter como intra-étnicos. Este trabajo tiene el objetivo de, por medio del aparato teóricometodológico del análisis de discurso, examinar el enunciado “100% negro”, como um discurso fundacional. Dentro de una compleja trama discursiva, marcada por afectos e ideologizaciones, llama la atención una tendencia reciente a radicalizar esa lucha mediante la mitificación fetichista de la herencia genética y cultural africana. Los efectos políticos de esa nueva tendencia se muestran en la separación de la lucha emancipatoria de la fracción negra de la que fue iniciada por otros segmentos igualmente desfavorecidos de la sociedad brasileña (indios, campesinos, sin tierra etc.). La hipótesis central aquí propuesta considera que esa tendencia radical, representada por “100% negro”, a pesar de su aparente afirmatividad, propende a encerrar el movimiento negro en un ideal fetichista de pureza racial o cultural y, consecuentemente, termina reforzando el racismo que, supuestamente, debería erradicar.

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