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Boletim - Academia Paulista de Psicologia

 ISSN 1415-711X

VIANNA, José Henrique Lobato. Cuidar, rezar, falar: o soropositivo, memórias e religiosidades. []. , 34, 86, pp.80-98. ISSN 1415-711X.

^lpt^aEste trabalho discorre sobre a memória de pessoas marcadas pela crença religiosa e que convivem com HIV/AIDS. Parte do pressuposto de que práticas, saberes e vivências de cunho religioso atravessam as subjetividades, criando e fortalecendo comportamentos, colocando-nos em contato com experiências que demarcam esse território das relações sociais da contemporaneidade: a AIDS. Sob vários prismas, o caleidoscópio de possibilidades relacionais e discursivas, expressas nessas personagens, mostra o quão diverso é o existir e o viver com AIDS e as formas de representar esse viver. O texto pretende colocar face a face as várias significações acerca da memória e o que ela guarda em si mesma a respeito da AIDS, bem como das expressões da ordem do sagrado se apresentam no campo discursivo. Compreende-se que a AIDS, bem como as experiências de cunho religioso constroem uma teia relacional constituída por visões e expectativas distintas em vivências de um cotidiano comum. A AIDS constrói, desconstrói e reconstrói conceitos acerca dos afetos, da sexualidade, da noção vida/ morte, tanto no âmbito social quanto no religioso. O discurso de ordem religiosa tem seu peso no imaginário do portador de HIV/AIDS, como em qualquer outra pessoa, podendo ser ou não inibidor de ações e afetos. A pesquisa utiliza-se de fontes primárias e secundárias, enfatizando a necessidade de considerar outras práticas e saberes à racionalidade biomédica, introduzindo outros elementos de subjetividade ao processo e vivência do portador do HIV/AIDS que produz representações sociais complexas acerca da experiência que o mesmo experimenta em relação ao seu cotidiano.^len^aThis paper discusses the memory of people marked by religious belief and living with HIV/AIDS. It assumes that practices, knowledge and experiences of a religious nature cross the subjectivities, creating and strengthening behaviors, putting us in touch with this experience that demarcate this territory of contemporary social relations: AIDS. From several perspectives, the kaleidoscope of relational and discursive possibilities expressed in these characters, show how diverse it is living with AIDS and the ways to represent this living. The text aims to bring face to face the various meanings of memory and what it holds within itself regarding AIDS, as well as the expressions of a sacred order that occurs in the discursive field. It is understood that AIDS, as well as the experiences of a religious nature construct a relational web consisting of different views and expectations on the daily common experiences. AIDS builds, deconstructs and reconstructs concepts about emotions, sexuality, the notion of life / death, both in the social as in the religious contexts. The discourse of religious order has its weight in the imaginary of the person with HIV / AIDS, like any other person and may or may not inhibit actions and affections. The research makes use of primary and secondary sources, emphasizing the need to consider other practices and knowledge to biomedical rationality, introducing other elements of subjectivity to the process and day by day living of the person carrying the HIV /AIDS, that produces complex social representations about the experience that the persons experience in relation with their daily lives.^les^aEn este trabajo se analiza la memoria de las personas marcadas por las creencias religiosas y que viven con VIH/ SIDA. Parte del presupuesto que prácticas, conocimientos y experiencias de tipo religioso, atraviesan las subjetividades, creando y fortaleciendo conductas, poniéndonos en contacto con experiencias que delimitan el territorio de las relaciones sociales contemporáneas: el SIDA. Desde varias perspectivas, el caleidoscopio de posibilidades relacionales y discursivas expresadas en estos personajes, muestran cuán diverso es el existir y vivir con SIDA y las maneras de representar ese vivir. El texto tiene como objetivo poner cara a cara sobre los diversos significados de la memoria y lo que esta guarda sobre el SIDA, así como las expresiones de orden religioso que aparecen en el campo discursivo. Se entiende que el SIDA, así como las experiencias de tipo religiosas construyen una red constituida por puntos de vista y expectativas diferentes sobre algunas experiencias cotidianas. El SIDA construye, deconstruye y reconstruye conceptos acerca de las emociones, la sexualidad, la noción de vida/muerte, tanto en lo social como en el religioso. El discurso de tipo religioso, tiene su peso en el imaginario del portador de VIH/SIDA, como en cualquier otra persona y pudiendo ser o no inhibidor de acciones y afectos. La investigación utiliza las fuentes primarias y secundarias, haciendo hincapié en la necesidad de considerar otras prácticas y conocimientos a la racionalidad biomédica, introduciendo otros elementos de la subjetividad en el proceso y la experiencia del portador de VIH/SIDA que produce complejas representaciones sociales sobre las experiencias que este experiencia en relación a su cotidianidad.

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