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Boletim - Academia Paulista de Psicologia

 ISSN 1415-711X

MARALDI, Everton de Oliveira    ZANGARI, Wellington. "Em transe": um estudo quali-quantitativo sobre o papel das experiências dissociativas e somatoformes nas crenças e rituais religiosos. []. , 35, 89, pp.382-408. ISSN 1415-711X.

^lpt^aAs pesquisas internacionais têm sustentado a correlação entre experiências dissociativas e determinadas crenças e experiências religiosas ou alegadamente paranormais. Tais crenças e experiências estão também correlacionadas com outras variáveis ligadas à dissociação, como queixas somáticas e trauma infantil. Porém, há escassez de estudos no Brasil. A presente pesquisa emprega uma metodologia qualiquantitativa, abrangendo um total de 1450 respondentes brasileiros. Os resultados mostram que os membros de religiões mediúnicas, os esotéricos e ocultistas e os indivíduos sem afiliação definida não diferem entre si em termos de dissociação cognitiva, mas pontuam acima dos ateus e agnósticos e dos católicos e evangélicos. As religiões mediúnicas apresentam média significativamente maior em dissociação somatoforme (sintomas conversivos e psicossomáticos) comparativamente aos demais grupos. Quanto maior é o nível de crença paranormal, dissociação e transliminaridade (uma medida de experiências místicas e de alteração da consciência) dos participantes, maior é seu nível relatado de sincretismo religioso e de religiosidade individual. Não há diferença entre os grupos para os relatos de trauma na infância. As experiências dissociativas desempenham um papel de legitimação das crenças religiosas e espirituais, sobretudo, em contextos influenciados pelo sincretismo new age, ao facilitarem a alteração de consciência e a transição do quadro de referência cotidiano ao religioso^len^aInternational research have been sustaining a correlation between dissociative experiences and religious beliefs or alleged paranormal experiences. In addition, such beliefs and experiences often correlate with other variables related to dissociation, as somatic complaints and childhood trauma. However, there is a scarcity of research in Brazil. The present study employs a quali-quantitative methodology, covering 1,450 respondents. Members from mediumistic religions, esoteric groups, and individuals with no defined membership do not differ in terms of cognitive dissociation, but score above atheists, agnostics, Catholics and Pentecostals. Mediumistic religions show significantly higher scores in somatoform dissociation (conversion and psychosomatic symptoms) compared to the other groups. The higher is the level of paranormal belief, dissociation and transliminality (a measure of mystical experiences and altered consciousness) of participants, the greater the reported level of religious syncretism and individual religiosity. There is no difference between groups for trauma reports in childhood. Dissociative experiences play a legitimizing role of religious and spiritual beliefs, especially in contexts influenced by new age syncretism, as they facilitate alterations in consciousness and the transition of daily life framework to religious frames of reference^les^aLas investigaciones internacionales han sostenido la correlación existente entre las experiencias disociativas y ciertas creencias y experiencias religiosas o presuntamente paranormales. Tales creencias y experiencias también se correlacionan con otras variables relacionadas con la disociación, tales como las quejas somáticas y trauma infantil. Sin embargo, hay pocos estudios realizados en Brasil que aborden esta temática. La presente investigación utiliza una metodología cuali- cuantitativa, cubriendo un total de 1.450 encuestados brasileños. Los resultados muestran que los miembros de las religiones de médium, esotéricas y ocultistas, así como los individuos sin alguna filiación definida no difieren entre sí en términos de disociación cognitiva, pero puntúan por encima de ateos y agnósticos y de los católicos y evangélicos. Las religiones de médium presentan una media significativamente mayor en disociación somatomorfa (síntomas conversivos y psicosomáticos) en comparación con otros grupos. Cuanto mayor el nivel de creencia paranormal, disociación y transliminaridad (medida de las experiencias místicas y de alteración de la conciencia) de los participantes, mayor es su nivel reportado de sincretismo religioso y de religiosidad individual. No se encontraron diferencias significativas entre los grupos en cuanto a relatos de trauma en la infancia. Las experiencias disociativas juegan un papel legitimador de las creencias religiosas y espirituales, especialmente en contextos influenciados por el sincretismo new age, al facilitar las alteraciones de los estados de conciencia y la transición de las referencias cotidianas a lo religioso

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