38 95 
Home Page  


Boletim - Academia Paulista de Psicologia

 ISSN 1415-711X

GARCIA, Roberto    RAMOS, Denise Gimenez. Os sinais traumáticos presentes nos comportamentos sexuais de risco de homens que fazem sexo com homens vivendo com HIV. []. , 38, 95, pp.191-201. ISSN 1415-711X.

Embora os tratamentos associados à Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (AIDS) tenham avançado, existem lacunas a serem compreendidas nas dinâmicas de diversos comportamentos sexuais. Esta pesquisa teve como objetivo, identificar e compreender os sinais traumáticos nos comportamentos sexuais de risco de homens que fazem sexo com homens (HSH) vivendo com HIV. Para o desenvolvimento deste estudo de métodos mistos em uma amostra de conveniência, utilizou-se a Barrett Impulsivity Scale (BIS-11), a Escala de Compulsividade Sexual (ECS); um Formulário Sociodemográfico e de hábitos e uma entrevista semiaberta. Foram entrevistadas 178 pessoas com método quantitativo, e dentre eles, 81 também participaram de uma etapa qualitativa. Como resultados, foram encontrados comportamentos sexuais de risco, indícios de impulsividade e compulsividade, uso de substâncias psicoativas e baixa adesão ao preservativo. Entre os elementos associados ao trauma, foram observados altos índices de ideação e comportamentos suicidas, falta de regulação do afeto, baixa modulação para as excitações pulsionais, exposição ao risco, comportamento autodestrutivo, aspectos dissociativos, culpa e desesperança, dentre outros. Este estudo colabora no entendimento em profundidade das dinâmicas emocionais traumáticas envolvidas nos comportamentos sexuais de HSH HIV+.

: Homens que fazem sexo com Homens; HIV/Aids; Trauma; Comportamento destrutivo.

        · |     · |     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License