12 2 
Home Page  


Revista da SBPH

 ISSN 1516-0858

MELO, Mônica Cristina Batista de    BARROS, Érika Neves de. Histerectomia e simbolismo do útero: possíveis repercussões na sexualidade feminina. []. , 12, 2, pp.80-99. ISSN 1516-0858.

A Histerectomia atualmente representa a segunda cirurgia mais realizada entre mulheres em idade fértil, no Brasil. Consiste na extração cirúrgica do útero, órgão feminino comumente investido de grande carga afetiva e vinculado à fertilidade e sexualidade, sendo considerado importante representante da feminilidade. Como tratamento cirúrgico, pode desencadear fortes mudanças refletidas no corpo, no psiquismo e no social. O presente trabalho teve como objetivo investigar se o evento da histerectomia, devido ao valor simbólico do útero, pode comprometer a sexualidade da mulher. Trata-se de um estudo de abordagem qualitativa com amostra definida obedecendo ao critério de saturação de dados, os dados obtidos através de entrevistas foram analisados seguindo a técnica de análise de conteúdo. A maioria das entrevistadas associou o útero à reprodução, apontou repercussões negativas na sexualidade após a cirurgia, como falta de desejo e prazer sexual, porém, recomendou a cirurgia como tratamento para doenças do útero. A pesquisa contribui para um maior conhecimento sobre os valores atribuídos ao útero e as repercussões da histerectomia na sexualidade feminina. Como conclusão, percebe-se a relevância de uma abordagem à saúde da mulher que envolva aspectos biológicos, psíquicos e culturais.

: Histerectomia; Útero; Sexualidade; Mulher.

        ·     · |     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License