14 1 
Home Page  


Revista da SBPH

 ISSN 1516-0858

MENDES, Larissa Correia et al. Relato de experiência do primeiro ano da residência multiprofissional hospitalar em saúde, pela ótica da Psicologia. []. , 14, 1, pp.125-141. ISSN 1516-0858.

As residências multiprofissionais em saúde foram criadas através de um novo formato da atenção à saúde e da atuação em equipe. O incentivo do Sistema Único de Saúde (SUS) visa promover uma formação qualificada para esta nova realidade. O presente artigo é um relato de experiência do primeiro ano da Residência Multiprofissional em Saúde de um Hospital Universitário de Salvador- BA, na ótica das quatro residentes de Psicologia inseridas no programa. A proposta pedagógica se baseia em uma formação que acontece em dedicação de sessenta horas semanais, englobando atividades teóricas e práticas, com o intuito de promover a experiência da integralidade da atenção à saúde. Para tanto, houve um período na Atenção Básica e posteriormente no hospital, com rodízios em diversas enfermarias do mesmo, visando à prática da multiprofissionalidade. No segundo ano, os residentes podem especializar-se em uma das três ênfases propostas: Saúde Mental, Saúde da Criança e Saúde do Adulto com foco na atenção cardiovascular. Como reflexão, trazemos alguns questionamentos acerca do papel da Psicologia nesse contexto, devido à específica natureza do seu objeto de estudo e ressaltamos os desafios, contribuições e ganhos desta atuação no ambiente hospitalar em uma residência multiprofissional.

: Equipe multiprofissional; Psicologia; Atenção básica; Hospital; Residência.

        ·     · |     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License