18 2 
Home Page  


Revista da SBPH

 ISSN 1516-0858

GUIDUGLI, Simone Niklis; HERZBERG, Eliana; ISMAEL, Silvia Cury    PEDRA, Simone Fontes. Repercussões emocionais e mecanismos de defesa em gestantes de fetos cardiopatas a partir do TAT. []. , 18, 2, pp.89-110. ISSN 1516-0858.

O coração é tido como um órgão vital e carregado de simbologia. Na gravidez as dúvidas com relação à perfeição do coração do feto e a confirmação do diagnóstico fetal de cardiopatia, podem gerar repercussões emocionais importantes na gestante, trazendo fragilidade emocional e outras dificuldades. Objetivo: identificar repercussões emocionais e mecanismos de defesa mais frequentes nas gestantes de fetos cardiopatas, a partir da análise do Teste de Apercepção Temática (TAT). Método: pesquisa de tipo qualitativo. Aplicação das pranchas 1, 7MF e 16 do TAT, em quatro gestantes de fetos cardiopatas. Análise das histórias, conforme proposta de Hirsch (1981/2009). Resultados: conflitos associados à maternidade, à gravidez atual e à relação das participantes com a figura materna. Diante da prancha 16 (todas autobiográficas) evidenciaram-se: necessidades de aprovação, apoio e conforto; imaturidade quanto à gravidez atual e angústia de morte relacionada ao nascimento do bebê. Os mecanismos de defesa predominantes foram: regressão, racionalização e idealização. Conclusão: Há repercussões emocionais e mecanismos de defesa importantes na situação de diagnóstico cardíaco fetal. Destacou-se a importância do acompanhamento psicológico durante todo o ciclo gravídico puerperal, por auxiliar no fortalecimento emocional desta população para vivenciar a gestação e o acompanhamento das intervenções no bebê na UTI Neonatal.

: gravidez; diagnóstico fetal; malformação; cirurgia cardíaca; TAT.

        ·     · |     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License