19 2 
Home Page  


Revista da SBPH

 ISSN 1516-0858

BARBOSA, Larissa Horácio    CARVALHO, Isalena Santos. A perspectiva de residentes sobre a morte e seu reflexo na relação com os pacientes. []. , 19, 2, pp.107-128. ISSN 1516-0858.

Os profissionais de saúde podem não receber uma formação adequada sobre a questão da morte. A partir disso, o presente trabalho visou discutir como são as relações dos residentes com pacientes sem perspectiva de cura e como a participação no programa de residência repercute em sua atuação junto a esses. Foi realizada uma pesquisa empírica pautada no método psicanalítico, por meio de roteiro semiestruturado de entrevista e observação participante, com 8 residentes de um hospital universitário. Segundo os depoimentos, é difícil estar diante de pacientes sem perspectiva de cura. Na graduação dos profissionais de saúde, o foco tende a ser a promoção da extensão da vida, ficando, assim, o tema da morte à margem. Nos programas de residência, as reflexões vivenciadas sobre o tema da morte ocorrem, sobretudo, através da prática. Há uma lacuna nas disciplinas acerca do tema. É em seu cotidiano que as residentes buscam como construir um trabalho que vá do sentimento de impotência à promoção da qualidade de vida para os pacientes sem perspectiva de cura e de um cuidado aos seus familiares durante a internação e após sua morte.

: morte; residência; formação profissional.

        ·     · |     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License