22 2 
Home Page  


Revista da SBPH

 ISSN 1516-0858

PORTO, Mariana Alves    PINTO, Maria Jaqueline Coelho. Gestantes de alto risco em alta hospitalar qualificada: personalidade, estilo de vida e vivências. []. , 22, 2, pp.25-47. ISSN 1516-0858.

Objetivo: verificar estilo de vida e perfil cognitivo de personalidade de gestantes de alto risco hospitalizadas e inseridas no programa de alta qualificada na enfermaria obstétrica de um hospital escola no interior de São Paulo, bem como compreender os significados e sentidos atribuídos às suas vivências na atenção pré-natal. Método: foram utilizados os questionários: sociodemográfico, Estilo de Vida "Fantástico", Crenças Pessoais (PBQ - SF) e entrevista compreensiva. Dados quantitativos foram submetidos à análise descritiva, enquanto qualitativos, analisados na modalidade fenomenológica. Resultados: a amostra incluiu 13 gestantes de alto risco hospitalizadas, com média de idade 24 anos (± 5,1). A maioria se encontra em união estável, possui ensino médio, crença religiosa e se autodeclara do lar. A multiparidade está presente em 61% (N=8) e 61,5% (N=8) não tiveram histórico de aborto anterior. A maioria apresentou bom estilo de vida e os perfis de personalidade que se sobressaíram foram: esquizoide, evitativo e dependente. Quanto às vivências, emergiram cinco categorias: Medo; Preocupação; Fé como Recurso de Enfretamento; Importância do Suporte Social; e Relação Profissional-Paciente. Conclusão: A compreensão da demanda da população atendida propicia subsídios para adequação do atendimento e elaboração de plano terapêutico adequado às necessidades das pacientes.

: gestação; gestação de alto risco; alta hospitalar; estilo de vida; personalidade.

        ·     · |     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License