23 1 
Home Page  


Revista da SBPH

 ISSN 1516-0858

MACEDO NETO, Antonio José de; GRANADO, Laura Carmilo    SALLES, Rodrigo Jorge. A compreensão das atitudes diante do diagnóstico de câncer de próstata no processo psicodiagnóstico interventivo. []. , 23, 1, pp.66-80. ISSN 1516-0858.

O câncer de próstata atinge uma parte significativa da população masculina. Em 2018 no Brasil, 68 mil homens foram diagnosticados com câncer de próstata, desta forma, faz-se necessário entender as atitudes dos indivíduos diante do diagnóstico positivo de câncer, para compreender quais são as medidas adotadas pelos pacientes para enfrentar a doença. O objetivo do estudo foi compreender as atitudes de pacientes com câncer de próstata frente ao diagnóstico. Foi realizado um Psicodiagnóstico Interventivo com um participante que recebeu o diagnóstico de câncer de próstata. Os instrumentos utilizados durante o processo Psicodiagnóstico Interventivo foram: um questionário sociodemográfico; um roteiro semiestruturado com 17 perguntas relacionadas ao objetivo da pesquisa; técnicas projetivas H-T-P (Casa-Árvore-Pessoa) e TAT (Teste de Apercepção Temática). Ao total foram realizadas 08 sessões com o participante. Os resultados foram apresentados em três categorias temáticas que possibilitaram a compreensão das atitudes diante do câncer de próstata. Os resultados obtidos ressaltam a importância do Psicodiagnóstico Interventivo. Neste trabalho o Psicodiagnóstico Interventivo mostrou ser uma ferramenta que possibilita compreender os mecanismos de defesa como repressão, isolamento e racionalização utilizados pelo participante durante o processo de adoecimento e tratamento. Cabe salientar que o apoio familiar foi importante no enfrentamento de todo o processo.

: psicodiagnóstico interventivo; psico-oncologia; técnicas projetivas; psicologia da saúde.

        ·     · |     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License