23 2 
Home Page  


Revista da SBPH

 ISSN 1516-0858

OLIVEIRA, Ricardo Alves de; MORAIS, Marina Rodrigues    SANTOS, Roniery Correia. O comportamento suicida no pronto-socorro de um hospital de urgências: percepção do profissional de Enfermagem. []. , 23, 2, pp.51-64. ISSN 1516-0858.

O suicídio constitui-se como um fenômeno complexo, multidimensional e universal, além de configurar-se como um grave problema mundial de saúde pública, no qual ocorre a experiência de intenso sofrimento psíquico. Este estudo teve como objetivo investigar quais são as percepções dos profissionais de Enfermagem sobre o comportamento suicida em um hospital público de urgência e emergência de Goiânia-GO/Brasil. A pesquisa é qualitativa, sendo utilizada a técnica de entrevista semiestruturada para o procedimento de coleta de dados e a técnica de Análise de Conteúdo para o procedimento de análise dos dados. Foram entrevistados 70 profissionais de Enfermagem, sendo 46 Técnicos em Enfermagem e 24 enfermeiros. A partir dos dados coletados, cinco categorias de análise foram elencadas, sendo: a) acolhimento empático do profissional de Enfermagem; b) reações emocionais; c) percepções sobre o comportamento suicida d) fatores que influenciam o comportamento suicida; e e) dificuldades. O atendimento assertivo aos sujeitos que são admitidos nos serviços de urgência e emergência configura-se como determinante no processo de aceitação, adesão e continuidade do cuidado, se estendendo na prevenção de futuras novas tentativas de suicídio. Aponta-se então a necessidade de aprimoramento contínuo, através da educação permanente e do trabalho interdisciplinar.

: comportamento suicida; psicologia hospitalar; sofrimento psíquico; urgência e emergência.

        ·     · |     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License