23 2 
Home Page  


Revista da SBPH

 ISSN 1516-0858

CERQUEIRA, Ludmilla Oliveira Lima    BARROS, Carolina Valério. As significações de maternidade para adolescentes mães de prematuro. []. , 23, 2, pp.88-101. ISSN 1516-0858.

A prematuridade é um dos fatores que pode interferir no desenvolvimento do vínculo mãe-bebê, pois, muitas vezes configura-se como um acontecimento traumático para a mãe que enfrentará dificuldades inesperadas. Além do que já é observado na experiência da mulher adulta, é necessário estudar a maternidade sob a perspectiva da mãe adolescente diante dessa situação atípica, pois fatores como o intenso processo de transformações que ocorrem nessa fase podem fazê-la vivenciar a maternidade de forma diferente. Foi realizada uma pesquisa transversal descritiva que avaliou 9 adolescentes (15 a 19 anos) quanto à experiência de maternar um bebê prematuro internado em UTI Neonatal. Os dados foram coletados através de entrevista semiestruturada e avaliados por meio de análise de conteúdo. Os resultados apresentaram que as participantes parecem suspender o processo de adolescer para cuidar de seu bebê na UTI Neonatal e encontram nessa experiência uma oportunidade de amadurecimento e meio de ingressar na vida adulta. Concluiu-se que a gestação na adolescência não está diretamente relacionada à falta de informação ou é completamente indesejada. A maternidade, em alguns contextos sociais, é percebida como um lugar de valor e de reconhecimento, em que a adolescente pode assumir um novo status social, o de ser mulher.

: prematuridade; gravidez na adolescência; UTI neonatal.

        ·     · |     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License